Desenvolvendo aplicativos com SDK e API. Esse artigo foi escrito para ajudar você que sempre sonhou em lançar um aplicativo, mas não sabe por onde começar.
A constante evolução das linguagens de programação traz frequentemente novas siglas e terminologias, além de melhorias constantes nos produtos e soluções disponíveis no mercado.
Mas essas mudanças costumam suscitar dúvidas, como é o caso das siglas API e SDK. Essas siglas são comumente confundidas, e apesar de representarem papéis semelhantes, são aplicadas para fins diferentes.
Vamos assumir aqui a missão de tentar explicar o que cada sigla representa, quais diferenças elas possuem entre si, e por fim, as suas aplicações para o desenvolvimento de aplicativos Android e iOS.
API
Do inglês Application Programming Interface, ou Interface de Programação para Aplicativos. E sua principal função é simplificar o desenvolvimento de programas e aplicações.
Essa poderosa ferramenta integra um determinado sistema computacional a outros dispositivos externos para a execução de uma tarefa.
Devido a sua constituição, as APIs permitem a integração entre softwares ou aplicativos diferentes, já que atuam como “comunicação” entre elas.
As APIs são compostas por uma série de funções acessíveis por programação que permitem a conexão entre software e dispositivos diferentes.
Um exemplo da sua aplicação é através dos sistemas de logins. Com frequência utilizamos dispositivos que pedem login para utilização, com a opção de login com o Facebook ou Email.
Isso ocorre porque o desenvolvedor do aplicativo optou por utilizar os recursos das APIs de dispositivos concorrentes, ao invés de desenvolver todo o código para o seu aplicativo.
SDK
A segunda sigla que iremos abordar é o SDK, do inglês Software Development Kit, ou Kit de Desenvolvimento de Software. Mas você pode encontrar por aí como devkit.
Imagine da seguinte forma, você decide montar uma televisão e para isso, precisa de um conjunto de ferramentas e itens específicos para a construção, já que cada modelo possui especificações próprias.
Da mesma forma, cada plataforma operacional exige e disponibiliza um devkit específico.
O devkit fornece ferramentas, bibliotecas, documentação, códigos e podem assumir a forma de interfaces de programação que ajudam no processo de criação de aplicativos.
Por possuírem informações e códigos abertos, o SDK contribui para diminuir o esforço do desenvolvedor, facilitando a criação de sistemas e aplicativos.
Os SDKs são as fontes de origem de quase todos os programas com os quais os usuários interagem atualmente.
Por exemplo, o desenvolvimento de um aplicativo Android na plataforma Java requer um Java Development Kit, e o mesmo caso para aplicativos iOS, o qual requer um SDK do iOS.
Segundo dados da Wikipedia, um aplicativo Android médio implementa 15.6 SDKs diferentes.
É comum encontrarmos junto aos SDKs, APIs acopladas, e isso pode causar confusão entre os termos. Falaremos sobre as suas diferenças a seguir.
Leia Mais: Utilizando Gamefication para monetização
API x SDK

Vamos complicar ainda mais com a seguinte informação – SDKs geralmente contêm APIs, mas nenhuma API contém SDKs.
De forma resumida, um SDK inclui um kit que permite a criação de sistemas e aplicativos, enquanto a API é criada especificamente para permitir a comunicação entre aplicativos diferentes.
Logo, pensando nessa hierarquia, é comum encontrar APIs em SDK, já que o devkit desenvolve o sistema, e com frequência precisa fazer a comunicação entre sistemas diferentes.
Mas uma API não pode ser usada para o desenvolvimento de sistemas, ela é apenas a ponte de comunicação.
Fazendo uma comparação, a API seria uma linha telefônica que permite a comunicação dentro e fora da casa, enquanto o SDK é a própria casa.
Desenvolvendo aplicativos com SDK e API

Pensando que uma API oferece interface aos usuários, e o SDK é o próprio sistema/ aplicativo, a integração entre eles traz soluções ágeis aos usuários.
Agora que você já sabe a diferença entre eles, fica mais simples entender como eles podem ser integrados para a construção de aplicativos.
Se você tem o objetivo de desenvolver um aplicativo, provavelmente utilizará um SDK. E se deseja integrar um aplicativo a um sistema de terceiros, irá precisar de uma API.
Ufa, conteúdo denso, mas espero ter esclarecido esses dois conceitos fundamentais ao desenvolvimento de aplicativos.
Se o seu objetivo é tirar aquele projeto do papel, já se inscreve nos nossos conteúdos exclusivos e fique por dentro de todas as novidades do cenário mobile e do Marketing Digital.