Utilizando Gamefication para monetização

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Utilizando Gamefication para monetização

Utilizando Gamefication para monetização. Provavelmente você já deve ter ouvido o termo Gamefication ou já utilizou algum aplicativo que use a técnica para aprendizagem e diversão.

Mas você já pensou que utilizando Gamefication para monetização pode aumentar também a receita da sua empresa?

Se não, arrasta pra baixo que vamos te apresentar os conceitos de Gamefication a partir da plataforma Kahoot! e como a empresa virou a chave da monetização utilizando aprendizagem lúdica para escolas e empresas.

Vamos parar de papo e começar.

Mas o que é Gamefication?

O termo Gamefication se refere a práticas e elementos presentes em games, como a realização de atividades para obtenção de pontuação e competição entre os usuários, por exemplo.

A sua abordagem criativa já é amplamente disseminada por aplicativos educacionais e sistemas de ensino, e o seu uso é cada vez mais recomendado por proporcionar um ambiente lúdico de aprendizado, além de mais dinâmico e interativo.

Utilizando essa abordagem mais interativa e com um design de games, os resultados são positivos em engajamento, produtividade e foco, já que torna as rotinas de estudo ou trabalho mais simples de atingir metas e objetivos.

Gameficar o aprendizado tem sido uma maneira popular de deixar os estudos mais divertidos e lúdicos. Sua aplicação pode ser facilmente replicada também no ambiente empresarial.

Mas qual a vantagem?

Por ser uma prática cada vez mais adotada para alavancar o aprendizado de forma lúdica e divertida, através de desafios e atividades e pequenas missões

Além do estímulo ao desenvolvimento, gamificação gera um engajamento natural, e isso o torna uma prática essencial as estratégias de marketing e aquisição de usuários.

Na medida em que vai avançando na atividade proposta, o usuário costuma ser bonificado com prêmios e reconhecimento para incentivar a continuidade no uso.

Sendo também relevante para a construção de um plano ou jornada que o usuário vai seguir de forma mais organizada para alcançar o objetivo maior.

Kahoot! – A plataforma de aprendizagem

plataforma de aprendizagem corporativa

Kahoot! é uma plataforma de aprendizado Norueguesa fundada em 2012 através do projeto de mestrado do seu fundador Morten Versvik.

A ferramenta utiliza jogos de múltipla escolha (os “kahoots”) enquanto ranqueia os resultados dos usuários, incentivando-os a competirem entre si, de forma lúdica e dinâmica.

Os usuários podem acessar a plataforma pelo PC, pelo navegador do smartphone ou baixar na Play Store e App Store. O app possui questões que valem pontos e permite criar quizzes de conhecimentos gerais e compartilhar com a comunidade.

Mas você deve estar se perguntando como é possível tornar uma plataforma desse tipo, rentável.

 A resposta é simples, trazer uma boa experiência ao usuário e conteúdo relevante, incentivará a audiência a investir em assinaturas, compras de extensões, por exemplo.

E isso a Kahoot! oferece de sobra ao público do aplicativo.

LEIA MAIS- Sobre como monetizar aplicativos

O esquema dos testes é rápido e dinâmico, e toda vez que o usuário acerta, ganha pontos e recebe a classificação de desempenho comparado com os demais usuários.

O aplicativo torna o aprendizado divertido, e dinamiza a sua adoção em espaços virtuais de ensino e possui mais de 100 milhões de jogos disponíveis na plataforma.

A plataforma possui a Kahoot! Academia, um programa de conhecimento em que divulga milhares de conteúdos gratuitos e pagos de educadores de todo o mundo.

O aplicativo abrange também o mercado de administradores de escolas, com planos super acessíveis que vão do gratuito aos pagos com mensalidades de US$6.

Plataforma de aprendizagem Corporativa

A Kahoot! oferece também diversos recursos voltados para empresas e ambientes de negócios. E segundo dados do próprio aplicativo, 20 milhões de empresas já adotaram a plataforma.

Pode parecer pouco sustentável utilizar jogos para melhorar performance, mas gameficar o ambiente de trabalho pode ajudar a manter o foco e qualidade dos projetos.

Além de ser uma forma de dinamizar o conhecimento e aprendizagem de equipes de alto rendimento, já que atribui pontos por rendimento, e é possível mensurar a evolução dos projetos e obter feedbacks rápidos e constantes.

E se você ainda não utiliza gamificação, que tal avaliar se o seu público-alvo, e até mesmo o seu aplicativo possuem oportunidades para utilizar aprendizagem com jogos?

Jogos atraem e motivam as pessoas, use isso a seu favor.

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Fonte: Kahoot!

Henrique

Henrique

Apaixonado por Marketing Digital e Growth.

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