Utilizando Gamefication para monetização. Provavelmente você já deve ter ouvido o termo Gamefication ou já utilizou algum aplicativo que use a técnica para aprendizagem e diversão.
Mas você já pensou que utilizando Gamefication para monetização pode aumentar também a receita da sua empresa?
Se não, arrasta pra baixo que vamos te apresentar os conceitos de Gamefication a partir da plataforma Kahoot! e como a empresa virou a chave da monetização utilizando aprendizagem lúdica para escolas e empresas.
Vamos parar de papo e começar.
Mas o que é Gamefication?
O termo Gamefication se refere a práticas e elementos presentes em games, como a realização de atividades para obtenção de pontuação e competição entre os usuários, por exemplo.
A sua abordagem criativa já é amplamente disseminada por aplicativos educacionais e sistemas de ensino, e o seu uso é cada vez mais recomendado por proporcionar um ambiente lúdico de aprendizado, além de mais dinâmico e interativo.
Utilizando essa abordagem mais interativa e com um design de games, os resultados são positivos em engajamento, produtividade e foco, já que torna as rotinas de estudo ou trabalho mais simples de atingir metas e objetivos.
Gameficar o aprendizado tem sido uma maneira popular de deixar os estudos mais divertidos e lúdicos. Sua aplicação pode ser facilmente replicada também no ambiente empresarial.
Mas qual a vantagem?
Por ser uma prática cada vez mais adotada para alavancar o aprendizado de forma lúdica e divertida, através de desafios e atividades e pequenas missões
Além do estímulo ao desenvolvimento, gamificação gera um engajamento natural, e isso o torna uma prática essencial as estratégias de marketing e aquisição de usuários.
Na medida em que vai avançando na atividade proposta, o usuário costuma ser bonificado com prêmios e reconhecimento para incentivar a continuidade no uso.
Sendo também relevante para a construção de um plano ou jornada que o usuário vai seguir de forma mais organizada para alcançar o objetivo maior.
Kahoot! – A plataforma de aprendizagem

Kahoot! é uma plataforma de aprendizado Norueguesa fundada em 2012 através do projeto de mestrado do seu fundador Morten Versvik.
A ferramenta utiliza jogos de múltipla escolha (os “kahoots”) enquanto ranqueia os resultados dos usuários, incentivando-os a competirem entre si, de forma lúdica e dinâmica.
Os usuários podem acessar a plataforma pelo PC, pelo navegador do smartphone ou baixar na Play Store e App Store. O app possui questões que valem pontos e permite criar quizzes de conhecimentos gerais e compartilhar com a comunidade.
Mas você deve estar se perguntando como é possível tornar uma plataforma desse tipo, rentável.
A resposta é simples, trazer uma boa experiência ao usuário e conteúdo relevante, incentivará a audiência a investir em assinaturas, compras de extensões, por exemplo.
E isso a Kahoot! oferece de sobra ao público do aplicativo.
LEIA MAIS- Sobre como monetizar aplicativos
O esquema dos testes é rápido e dinâmico, e toda vez que o usuário acerta, ganha pontos e recebe a classificação de desempenho comparado com os demais usuários.
O aplicativo torna o aprendizado divertido, e dinamiza a sua adoção em espaços virtuais de ensino e possui mais de 100 milhões de jogos disponíveis na plataforma.
A plataforma possui a Kahoot! Academia, um programa de conhecimento em que divulga milhares de conteúdos gratuitos e pagos de educadores de todo o mundo.
O aplicativo abrange também o mercado de administradores de escolas, com planos super acessíveis que vão do gratuito aos pagos com mensalidades de US$6.
Plataforma de aprendizagem Corporativa
A Kahoot! oferece também diversos recursos voltados para empresas e ambientes de negócios. E segundo dados do próprio aplicativo, 20 milhões de empresas já adotaram a plataforma.
Pode parecer pouco sustentável utilizar jogos para melhorar performance, mas gameficar o ambiente de trabalho pode ajudar a manter o foco e qualidade dos projetos.
Além de ser uma forma de dinamizar o conhecimento e aprendizagem de equipes de alto rendimento, já que atribui pontos por rendimento, e é possível mensurar a evolução dos projetos e obter feedbacks rápidos e constantes.
E se você ainda não utiliza gamificação, que tal avaliar se o seu público-alvo, e até mesmo o seu aplicativo possuem oportunidades para utilizar aprendizagem com jogos?
Jogos atraem e motivam as pessoas, use isso a seu favor.
E aí, gostou do nosso tema “utilizando Gamefication para monetização”? Se inscreva na nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades do segmento Mobile e de Marketing Digital.
Fonte: Kahoot!