Apple removerá milhares de aplicativos de jogos na China

[rt_reading_time label="Tempo de Leitura:" postfix="minutos" postfix_singular="minuto"]
Apple removerá milhares de jogos na China. Todos os jogos pagos ou os que oferecem compras dentro do app precisam de licença antes de serem publicados

Apple removerá milhares de jogos na China. Essa decisão faz parte de medidas impostas pelo governo chinês, o qual está atento à aplicativos disponibilizados sem a aprovação dos órgãos oficiais do governo.

A Apple informou, por meio de um comunicado enviado aos desenvolvedores de jogos, a obrigatoriedade de se obter uma licença de publicação do governo chinês para continuarem com os seus aplicativos na loja. A remoção dos aplicativos não licenciados começará em julho.

Essa caçada ocorre em aplicativos como os da Rockstar Games, autora dos jogos GTA e Red Dead Redemption. Os reguladores chineses pedem que todos os jogos pagos ou os que oferecem compras dentro do app obtenham uma licença antes de serem publicados.

A Apple vinha flexibilizando essa regra nos últimos anos, em oposição as principais lojas de aplicativos Android que desde 2016 já adotam esse processo oficialmente. Até o início de 2020, a Apple aceitava oferecer em sua loja de aplicativos, apps aguardando a aprovação oficial. Mas ao que tudo indica, isso está com os dias contados.

Entretanto, desde janeiro de 2020, a Apple Store chinesa aumentou a revisão da sua loja de aplicativos, e como informa o site Bloomberg, já removeu dois aplicativos de podcast este mês, a pedido da China.

E isso é só o o começo, já que a apple removerá milhares de jogos.

Vale lembrar que a atualização 13.5.1 dos dispositivos foi lançada justamente para enfrentar a falha de segurança de Jailbreak, que permite subir aplicativos não autorizados. Leia aqui sobre a mais recente atualização do sistema operacional.

O impacto das licenças no mercado de aplicativos

A relação da China com o mercado de games é ainda muito delicada. O histórico de imposições governamentais em cima de videogames e a sua comercialização é de longa data. E vale aqui mencionar que somente nos últimos cinco anos que os consoles de jogos foram oficialmente liberados no país.

Isso explica em grande parte, o porquê dos jogos importados estarem constantemente sob a mira do governo chinês. E explica a vigilância em cima dos aplicativos de jogos da Apple, já que a flexibilização por parte da empresa ajudou na distribuição de alguns deles em território chinês.

Ainda não se sabe quanto tempo levará para remover todos os jogos não licenciados, mas segundo o site Bloomberg, existe cerca de 60.000 jogos na Apple na China, entre os pagos ou com compras no app, e um terço, não possui licença para atuar na loja de aplicativos.  

Esse acirramento poderá desencadear diversas mudanças nas políticas de aplicativos chineses, já que muitos desenvolvedores irão alterar seu modelo de receita para publicidade no app ou se unirem a grandes players para a obtenção da licença.

O impacto nas receitas poderá ser negativo, já que as licenças estão demorando mais tempo para serem liberadas, e os desenvolvedores menores não possuem recursos suficientes para alterarem a sua fonte de monetização e arcaram com a queda na receita.

Além disso, esses desenvolvedores menores não terão poder de barganha para irem atrás de editores grandes de jogos, que estão mais interessados em patrocinar franquias já conhecidas pelo público.

Fonte: Bloomberg

Henrique

Henrique

Apaixonado por Marketing Digital e Growth.

Deixe o seu comentário

Sobre Nós

Apaixonados por marketing digital, nossa missão é compartilhar informações e conteúdos do mercado mobile para você.

Últimos Posts

Estamos no face :)

cadastre-se na nossa newsletter

E fique por dentro de todas novidades do mundo mobile!