Desvendando as pesquisas por aplicativos

[rt_reading_time label="Tempo de Leitura:" postfix="minutos" postfix_singular="minuto"]
pesquisa web
lupa pesquisa

Você já parou para pensar como as pessoas pesquisam por aplicativos?

Esse artigo foi escrito pensando o cenário mobile brasileiro, apresentando a relevância dos mecanismos de pesquisas, e algumas dicas acionáveis como forma de melhorar a visibilidade do app em pesquisas na web e outras maneiras de aumentar o alcance orgânico do seu aplicativo.

Afinal vamos te dizer como as pessoas pesquisam por aplicativos.

Vamos começar?

Qual a relevância de pesquisas para o crescimento da autoridade do aplicativo?

Vamos propor aqui a seguinte reflexão, você se lembra qual o último aplicativo que baixou? Se sim, a chance de ter sido baixado através de pesquisa na loja de aplicativos do seu aparelho é de aproximadamente, 63%.

Segundo dados da própria App Store, mais de 65% dos aplicativos baixados na loja são a partir de pesquisas, enquanto na Play Store, corresponde a 53% dos downloads. Isso torna a pesquisa o método mais eficiente para a descoberta de aplicativos.

Aqui surge uma grande dificuldade por parte das empresas que estão começando a base de usuários. Ser encontrado pela audiência do app pode ser um trabalho custoso e demorado, tomando uma parte considerável dos recursos que essas empresas possuem.

Por isso, não cansamos de enfatizar a dimensão das estratégias de crescimento a partir de técnicas orgânicas, e se a sua empresa não está fazendo ASO, é muito provável que o seu aplicativo está perdendo espaço de crescimento e visibilidade.

A pesquisa é móvel

Em 2019, o número de smartphones no Brasil já ultrapassava a marca de 230 milhões de unidades, ou seja, mais de um aparelho por habitante.

Esse crescente consumo de smartphones impactou também a forma como usuários pesquisam por aplicações móveis.

Os usuários não pesquisam novos aplicativos apenas nas stores, agora, a pesquisa ocorre através de buscadores. E esses buscadores (Google, por exemplo) são utilizados em smartphones.

Estudos recentes mostram que 27% dos usuários encontram aplicativos usando a pesquisa web no celular.

Esse é um número importante a ser considerado quando você pensa na visibilidade do seu aplicativo e toda a estrutura de ASO que deve também conversar com o SEO da página do app.

E pensando na melhor disposição dos elementos para o cenário da web.

Essa mudança no padrão de pesquisa cria a necessidade de desenvolvedores e profissionais de marketing em otimizar as suas páginas de aplicativos de acordo com especificidades do cenário mobile.

Leia nosso guia definitivo para pesquisa de palavra-chave para aprender mais sobre pesquisa de palavra-chave e estratégia de palavra-chave.

Pesquisa Mobile x Pesquisa Web

Já não basta ter uma classificação alta nas lojas de aplicativos, seu aplicativo precisa aparecer na página de resultados dos mecanismos de pesquisa, caso contrário, você estará limitando os usuários potenciais de descobrirem e fazerem o download do seu aplicativo.

Até recentemente, o algoritmo de pesquisa do Google assimilava as pesquisas para celular e computador da mesma forma, sem apontar a diferença entre os resultados de pesquisa na Web para a de aplicativos e como as pessoas pesquisam por aplicativos.

Outra mudança foi a adição da opção de pesquisa de apps na versão mobile do Google, seguida pela inclusão de App Packs específicos para o dispositivo na página de resultados da pesquisa.

Isso torna a disposição dos aplicativos a partir de pesquisas no buscador, mais personalizado e segmentado ao público.

Leia também nossa pagina sobre Marketing de app

O que são os Pacotes de Aplicativos?

App Packs nada mais são do que pacotes de aplicativos sugeridos pelo Google na página de resultados do navegador da pesquisa mobile. Um App Pack pode incluir 3 ou 6 aplicativos relevantes para a palavra-chave da pesquisa e geralmente é apresentado na parte superior dos resultados da pesquisa.

O pacote de Apps costuma conter informações como ícone, nome do app, número de Ratings, informações de preço (se é gratuito ou pago). Se houverem mais de 6 aplicativos por pesquisa, uma seta de expansão será incluída para que os usuários possam carregar os outros resultados.

Os pacotes de aplicativos são específicos de acordo com o sistema operacional e o dispositivo, sendo vinculados diretamente à listagem da loja de aplicativos correspondente na Apple App Store ou no Google Play Store.

A palavra-chave da pesquisa foi “cook games” usando um smartphone com sistema operacional iOS.

A palavra-chave da pesquisa foi “cook games” usando um smartphone com sistema operacional iOS.

Segundo dados do Searchmetrics, uma em cada dez pesquisas móveis no Google agora inclui um App Pack sugerido, e a tendência é de crescimento, visto que cada vez mais, aplicativos trabalham estratégias de otimizações de ASO para impulsionar também a visibilidade em pesquisas web a partir de smartphones.

Leia também: 5 formas de monetizar aplicativos

Mas em que momento o Google mostra o pacote de aplicativos aos usuários?

Essa pergunta ainda suscita algumas dúvidas, já que na prática, a proporção de 1 para 10 é pequena.

Mas o padrão de amostragem aponta que quando o usuário pesquisa por um aplicativo ou uma tarefa que pode ser realizada por um aplicativo, a tendência é a exibição de pacotes de aplicativos.

E isso ocorre em maior proporção para pesquisas a partir de termos de jogos, por exemplo.

Esse recurso de resultados de pesquisa vem ganhando força, e a tendência gradual é a visualização de aplicativos em pacotes de apps. Seu aplicativo ou jogo para celular está aparecendo nos App Packs? Você já conferiu?

Se a resposta for negativa, fique atento as métricas de desempenho do aplicativo, assim como as classificações e instalações do app. Todos os fatores de desempenho irão impactar a relevância que os buscadores darão ao seu aplicativo.

Gostou das mudanças operadas pela Apple? Quer saber mais sobre a pesquisa móvel? Se escreva e fique por dentro das novidades do universo mobile =)

Henrique

Henrique

Apaixonado por Marketing Digital e Growth.

Deixe o seu comentário

Sobre Nós

Apaixonados por marketing digital, nossa missão é compartilhar informações e conteúdos do mercado mobile para você.

Últimos Posts

Estamos no face :)

cadastre-se na nossa newsletter

E fique por dentro de todas novidades do mundo mobile!