5 formas de monetizar aplicativos

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5 formas de ganhar dinheiro com aplicativos

5 formas de monetizar aplicativos. Criar um aplicativo pode custar uma boa soma de dinheiro e tempo. Isso costuma levar pequenos desenvolvedores a avaliarem qual segmento eles irão focar esforços, porque determinados algumas categorias são mais lucrativos do que outras.

Decerto, o segmento mobile não para de crescer. Os aplicativos experimentaram um aumento no uso no primeiro trimestre de 2020, com novas instalações chegando a 132% em relação ao mesmo período de 2019.

Esses números mostram o potencial do mercado de aplicativos, e que todo o investimento no desenvolvimento do app pode ser recompensado escolhendo a forma mais estratégica de retorno financeiro.

Esse artigo foi escrito para apresentar 5 formas de monetizar aplicativos e ajudar a sua empresa a escolher o melhor modelo para ganhar dinheiro já.

 Vamos começar pelo segmento de assinaturas =)

Assinaturas

Semelhante ao modelo freemiun, aplicativos que optam por essa modalidade costumam oferecer um período de teste gratuito para o usuário experimentar todos os recursos do app.

Encerrado esse período, o usuário precisa optar pela assinatura para continuar utilizando todos os recursos disponíveis.

A vantagem dessa modalidade é que o usuário que opta pela assinatura, é um usuário potencial para adquirir extensões e fazer upgrades na assinatura.

Grande parte dos aplicativos de streaming utilizam essa modalidade para geração de receita.

Anúncios

Esse é com certeza um modelo bastante utilizado, já que torna o aplicativo gratuito aos usuários.

Empresas de terceiros pagam uma certa quantia aos aplicativos para exibirem seus anúncios na tela dos usuários, incentivando-os a clicar sobre o anúncio para serem redirecionados para o site do anunciante.

Quanto maior for a base de usuários e popularidade do aplicativo, provavelmente será a receita do app na modalidade de anúncios.

Grande parte dos aplicativos de jogos utilizam esse modelo para gerar receita.

Compras no App

Essa opção permite ao usuário efetuar compras de produtos e extensões dentro do app. É bastante comum em aplicativos de jogos e da categoria Compras

Como não existe uma assinatura para utilizar as funcionalidades, esses aplicativos costumam ser gratuitos , e a geração de receita do app ocorre através das compras efetuadas pela audiência.

Para o segmento de jogos, essa solução é recomendada porque o disponibiliza de forma gratuita ao usuário, que poderá ser convencido para investir em extensões no próprio aplicativo.

Em grande medida, quando o usuário investe em compras no aplicativo, é um bom indício da recepção do app perante o público.

Leia mais sobre anúncios e monetização na Play Store

Planos Premium

Nesse modelo, os usuários costumam pagar um valor adicional para obterem vantagens e benefícios de forma “ilimitada”.

Apps que adotam essa modalidade oferecem recursos gratuitos limitados aos usuários, sem um período teste e de forma “permanente” (essa é a grande diferença para a categoria de assinaturas, ok?)

Mas então o que incentiva os usuários a pagarem para utilizar algo que eles já possuem de forma gratuita? A resposta é simples, tudo depende da qualidade do seu aplicativo e do que ele oferece à sua audiência.

Trazer novos recursos, conteúdo relevante e uma experiência boa ao usuário são fatores que ajudarão a convencer a audiência do valor que o seu app agrega, e estarão mais aptos a investir numa experiência completa.

Aplicativos de relacionamento são grandes beneficiários desse modelo de receita.

Venda de Serviços

Mas essa modalidade pode ser confundida com a de compras do app, e de fato é semelhante na arrecadação, que ocorre a partir da cobrança dos serviços oferecidos no aplicativo.

Esses aplicativos costumam ser gratuitos, e a forma mais assertiva de monetizar aqui, dependerá da qualidade do serviço prestado ao usuário e diferencial do serviço prestado.

Aplicativos de corrida são os maiores beneficiários dessa solução de monetização.

Sobretudo, essas 5 formas de monetizar aplicativos são as mais recorrentes, mas é possível fazer modelos de monetização misto e que estejam adaptados de acordo com o planejamento da equipe do aplicativo.

A percepção de valor que o público adquire em relação a sua marca é proporcional ao quanto a sua empresa investe no aplicativo.

Otimizar o aplicativo para ser facilmente encontrado pelo público e que o atraia para instalar, é um processo de médio e longo prazo.

Certamente, temos muito a te ajudar nisso. Ficou curioso? Nos mande uma mensagem para conversamos sobre todos os pontos que a sua marca pode explorar para impulsionar o desempenho do aplicativo.

Posteriormente, leia mais sobre como construir um aplicativo de sucesso e fique por dentro dos nossos conteúdos através da nossa Newsletter =)

Henrique

Henrique

Apaixonado por Marketing Digital e Growth.

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